Traumatologia e Ortopedia
Discussão de casos, questões e dúvidas em tratamentos, com dicas de prova para o TEOT.

 

 
Search

 Lesão da fibrocartilagem triangular 
Lesão da fibrocartilagem triangular
FCT ...

O complexo da fibrocartilagem triangular é formado pela fibrocartilagem triangular propriamente dita, ligamentos ulno-semilunar e ulno-piramidal e expansões do tendão flexor e extensor ulnal do carpo(1). Este recebe forças de compressão axial e de cisalhamento durante as atividades. Esse complexo age como uma barra ou eixo por onde o carpo e o rádio rodam ao redor da ulna. Cerca de 18% da carga mecânica suportada pelo punho, em indivíduos normais, é transmitida para os ossos do antebraço através da fibrocartilagem triangular(2). Esse valor é muito maior nos pacientes portadores de variante ulnal positiva(3). Nestes, devido a essa sobrecarga mecânica, há maior predisposição a lesão do complexo da fibrocartilagem triangular(4) e da cartilagem articular dos ossos da fileira proximal do carpo, principalmente da porção ulnal do semilunar.


Na região do punho existe uma estrutura triangular, conhecida como ´´o menisco do punho´´, que é a fibrocartilagem triangular. Ela conecta os ossos do antebraço (rádio e ulna) ao punho com importante função de estabilização no movimento de rotação e amortecendo a força de preensão.
Nos jogadores de tênis, existe uma incidência aumentada de lesões da fibrocartilagem triangular.
Entre os fatores predisponentes, destacamos:

- pacientes que apresentam a ulna mais longa que o rádio
- excesso de treinos, com microtraumas repetitivos
- relacionado com trauma, como uma queda, por exemplo

Classificação de Palmer http://traumatologiaeortopedia.com/album_showpage.php?full=&pic_id=243

O paciente sente dor na borda ulnar do punho com dificuldade de suportar o peso sobre a mão espalmada (ex: dor para sair da piscina). É necessário descartar a presença de tenossinovite do extensor ulnar do carpo, que pode ser a causa da dor.
A lesão pode ser uma perfuração central na fibrocartilagem ou uma desinserção da mesma de um dos seus três vértices.
O tratamento pode variar desde, imobilização da rotação do punho ou tratamento cirúrgico por artroscopia do punho, onde através de dois furos, realizamos o desbridamento da lesão central ou a reinserção da lesão periférica.


O complexo ulnocarpal é constituído por um sistema de estruturas na região ulnal do punho, que estabilizam a articulação radioulnal distal, piramidal e semilunar, através da fibrocartilagem triangular (FCT) e ligamentos ulnopiramidal e ulnossemilunar. A FCT é uma extensão da superfície articular do rádio na região ulnal e suporta a fileira proximal do carpo.
As lesões do complexo ulnocarpal normalmente ocorrem na supinação ou pronação máxima, associada à translação excessiva volar ou dorsal da ulna(11,12). A FCT normalmente rompe quando comprimida entre o semilunar e a cabeça da ulna. Na pronação, o rádio encurta-se relativamente ao nível do carpo e este encurtamento traciona o carpo em direção à ulna (fig.2), comprimindo a FCT entre o semilunar e a cabeça da ulna. As forças axiais durante a pronação ou extensão extrema dirigem a ulna para a fibrocartilagem triangular, que pode romper em sua porção central ou desinserir.
Havendo a ruptura, em pronação, o desvio ulnal faz com que fragmentos instáveis da FCT sejam comprimidos entre a ulna e a fileira proximal do carpo, provocando dor e, às vezes, um clique palpável. A causa precisa da dor ainda é objeto de discussão na literatura.



O tempo de tratamento pode chegar a 6 semanas e em caso de não melhora, está indicada a cirurgia artroscópica.

Para baixar os arquivos de aulas e vídeos e ver as imagens explicativas, acesse os adicionais, clicando aqui.
Author: marcio
Date: 24/2/2020, 09:44
Tipo do Texto: Trauma
Category: Mão e microcirurgia
Veja os adicionais: 2 - Escreva um comentário
Views: 17437

Jump to:   


 

A página foi atualizada para www.TraumatologiaeOrtopedia.com.br => plataforma mais moderna, com mais interação. Todos os artigos e arquivos foram renovados. Os usuários agora podem:
- Atualizar os artigos;
- Promover seus consultórios;
- Criar grupos privados para sua residência ou liga de medicina;
- Treinar com questões e avaliar sua performance;
- E muito mais, confira, participe e contribua.
Espero que continuem curtindo, do autor: Ortopedista Especialista em Joelho Dr. Márcio Silveira

 

Mapa do Site    FAQ    Crie um site como este

Copyright © 2012 - 2020 TraumatologiaeOrtopedia.com | Desenvolvido em phpBB

Search: