Traumatologia e Ortopedia
Discussão de casos, questões e dúvidas em tratamentos, com dicas de prova para o TEOT.

- ...

“Doença caracterizada por baixa massa óssea, e deterioração da microarquitetura do tecido ósseo ocasionando fragilidade e conseqüente aumento do risco de fraturas” (Consenso de 1991).
“Doença esquelética caracterizada pelo comprometimento da resistência do osso predisposto a um aumento do risco de fratura” (Instituto Nacional de Saúde dos EUA – 2001). Resistência é o reflexo da integração entre densidade mineral e qualidade (arquitetura, metabolismo, mineralização, acumulação de danos e propriedades biomecânicas).

- Mulher após a menopausa, em idades mais avançadas.
Nas mulheres mais velhas, a diminuição da massa muscular (sarcopenia), é fator de risco importante para a ocorrência de fraturas.
Densitometria óssea: estima a quantidade do conteúdo mineral do osso (átomo de cálcio) por área ou volume.

Classificação clínica
A) Osteoporose Primária
Advém de alterações afetando diretamente o osso, e se subdivide em:

I) Tipo I ou pós-menopáusa: forma mais comum, atingindo predominantemente o tecido ósseo esponjoso, sendo mais notável nas vértebras. Mais prevalente em mulheres brancas e asiáticas. Dor lombar, sem causa mecânica.
II) Tipo II ou senil: comum aos dois sexos, em idades acima dos 60 anos, acometendo mais o osso cortical, quando se nota nas radiografias um alargamento do canal medular pelo afilamento das corticais nos ossos longos.
III) Osteoporose idiopática ou do adulto jovem: pouca freqüência, podendo se manifestar em crianças, adolescentes e adultos jovens. Pode ser de natureza idiopática ou relacionada com a falta de atividade física e hábitos alimentares irregulares.
IV) Localizada ou regional: ocorre após imobilização gessada, em diáfise óssea fixada com placas longas devido ao efeito escudo, na distrofia simpático reflexa e na osteoporose transitória do quadril.

A osteoporose primaria no homem, deve ser investigada em pacientes que apresentam com fraturas de trauma leve, através dos fatores de risco como baixos níveis de testosterona, idade, quedas, baixo peso ou perda de peso, sedentarismo, fumo, alcoolismo, uso de medicamentos, e doenças de base como gastrectomia, artrite reumatóide e hipertensão arterial.
- afastar outras doenças osteometabólicas que cursam com perda de cálcio, como mieloma múltiplo, osteomalácia e outras.
- pesquisar fatores de risco.
- determinar o estágio clínico da doença, através da densitometria, história familiar, fraturas prévias e sintomas.
Na grande maioria, a osteoporose no homem é secundária a corticóides em pacientes com DPOC.

B) Osteoporose Secundária
Alterações genéticas, hipogonadismo, doenças endócrinas, gastrointestinais, hematológicas, do tecido conjuntivo, deficiência nutricional, medicamentos, DPOC, ICC, IRC, alcoolismo.
Em homens, 30-60%. Mais comum o hipogonadismo, uso de corticóide e alcoolismo.
Nas mulheres, no período perimenopausa, 50%. Mais comuns são hipoestrogenemia, uso de corticóides, excesso de hormônio da tireóide e anticonvulsivantes.

Fatores de risco
História de fratura prévia, história de fraturas em familiares de primeiro grau, sexo, cor, idade, raça, fumo, álcool, baixo peso corporal, deficiência estrogênica, baixa ingestão de cálcio, distúrbios da visão, quedas freqüentes e sedentarismo. Hidantoinatos, diuréticos de alça, hidróxido de alumínio.

Diagnóstico:
Dor lombar, diminuição da altura, aumento das pregas cutâneas com desaparecimento do talhe da cintura, com atrito dos arcos costais no ilíaco (sd ileocostal), e o dorso curvo formando a imagem de “corcunda de viúva”.
Avaliar fatores de risco, doenças de base.
Exames: hemograma, provas de função reumática, acido úrico, calcemia, fosfatase alcalina, eletroforese de proteínas, dosagem de cálcio e fósforo em urina de 24 horas. A maioria dos exames são normais.
Hipercalcemia ocorre em hiperparatireoidismo e neoplasias malignas; a hipocalcemia no raquitismo, osteomalácia, má nutrição e hipoparatireoidismo; fosfatase alcalina está aumentada na Doença de Paget.

Diagnóstico diferencial
Metabolismo ósseo tem a reabsorção aumentada e a formação diminuída.
Característica histológica é deposição e mineralização normal do tecido osteóide.
DD com mieloma múltiplo, doença de Paget, osteomalácia, raquitismo, metástases ósseas, osteodistrofia renal e osteogênese imperfecta.

Densitometria óssea
Ferramenta padrão-ouro auxiliar de diagnóstico, a qual não deve ser fechada com base somente nesse exame. O T-score representa o desvio-padrão em relação ao pico de maturação do esqueleto, que se mantém constante até os 40 anos de idade.
Osso normal T-score até -1
Osteopenia T-score de -1 a -2,5
Osteoporose T-score abaixo de -2,5
Osteoporose grave com fratura T-score abaixo de -2,5

Na osteoporose secundária ocorrem perdas ósseas mais rápidas do que no processo primário, então o Z-score abaixo de -1,5 sempre é sugestivo para a pesquisa de causa secundária.
Melhor e mais confiável método de auxilio diagnostico para avaliar risco de fratura e quantificar as respostas do esqueleto aos diversos tratamentos.
Ultrasom ósseo, analises estruturais, tomografia quantitativa periférica e as imagens de ressonância magnética do osso, podem fornecer informações sobre a estrutura e a qualidade ósseas.
Indicações para DMO, associadas com fatores de risco:
• Fatores de risco maiores;
• Deficiência hormonal;
• Terapia prolongada com corticóides;
• Historia familiar de fratura da extremidade superior do fêmur;
• Constituição corporal delgada;
• Doenças causadoras de osteoporose secundária;
• Monitorização de tratamento;
• Osteopenia radiológica;
• Fratura prévia conseqüente de trauma leve ou moderado;
• Perda de altura com cifose torácica.

Tratamento:
Individualizado. Nas associações com formas secundárias é necessário o tratamento da doença de base.
O cálcio nas pessoas jovens deve ser ingerido de fontes naturais de preferência, como o leite e derivados, e dos vegetais verdes e crus. Nas pessoas mais velhas, a suplementação de cálcio deve ser feita, com adição de vitamina D em doses de 400 a 1000 UI/dia.
Exercícios físicos de impacto contribuem para aumento do pico de massa óssea nos jovens, e sua manutenção nos adultos.
Candidatos para tratamento:
• Acima de 65 anos com ou sem fatores de risco, do sexo feminino;
• Com fratura vertebral ou do quadril do sexo feminino;
• Com fatores de risco se DMO tem T-score abaixo de -1,5;
• Sem fatores de risco se DMO tem T-score abaixo de -2,0.

O tratamento dos pacientes que tiveram fraturas osteoporóticas inclui manter sua qualidade de vida, encorajar mobilização precoce, controlar as dores e promover interação social.
Tratamento farmacológico:
• Ativadores da formação óssea, com alvo no osteoclasto, com indicação para a osteoporose de baixa remodelação, que é a forma senil ou as formas graves com fraturas. Tem efeito anabolizante, aumentando a massa óssea. São citados a vitamina D e seus metabolitos ativos, o alfacalcidol e o calcitriol. O fluoreto, os esteróides anabólicos e hormônio da paratireóide.
• Inibidores da reabsorção que bloqueiam a ação do osteoclasto, estabilizando a massa óssea, indicados na osteoporose de alta remodelação, principalmente na osteoporose pós-menopausa. São citados os estrógenos, os bisfosfonatos, os SERMS, a calcitonina e a ipriflavona.

Fratura osteoporótica
Ocorrem pela diminuição da massa óssea, volume muscular e diminuição da qualidade do osso.
As 3 fratura mais comuns são: distal do rádio, vertebral e da extremidade superior do fêmur.
A consolidação das fraturas em osteoporose ocorre normalmente porque a deposição do tecido osteóide e mineralização é normal.
Na maioria, o tratamento conservador com repouso e medicação sintomática é suficiente nas fraturas vertebrais. Cirurgia indicada quando há lesão medular.
O objetivo do tratamento cirúrgico no idoso é restaurar a deambulação para as extremidades inferiores e a imediata capacidade funcional dos membros superiores.

< Mais informações e arquivos nos adicionais >

Para baixar os arquivos de aulas e vídeos e ver as imagens explicativas, acesse os adicionais, clicando aqui.
Author: silva
Date: 24/2/2020, 10:30
Tipo do Texto: Conceito básico
Category: Tumor e osteometabólicas
Veja os adicionais: 3 - Escreva um comentário
Views: 2572

Jump to:

A página foi atualizada para www.TraumatologiaeOrtopedia.com.br => plataforma mais moderna, com mais interação. Todos os artigos e arquivos foram renovados. Os usuários agora podem:
- Atualizar os artigos;
- Promover seus consultórios;
- Criar grupos privados para sua residência ou liga de medicina;
- Treinar com questões e avaliar sua performance;
- E muito mais, confira, participe e contribua.
Espero que continuem curtindo, do autor: Ortopedista Especialista em Joelho Dr. Márcio Silveira

Mapa do Site    FAQ    Crie um site como este