Contratura muscular é uma dor localizada em um músculo, porém sem sinais de ruptura. Normalmente, a distensões musculares ocorrem por conta de exercícios ou atividades muito exaustivas ou um esforço súbito que foram realizadas sem o devido preparo e acompanhamento. Nesse caso, o músculo passou por um esfrço muito grande, além de sua capacidade, e foi lesionado, porém, sem que nenhuma fibra fosse rompida. É comum a pessoa queixar-se de endurecimento na região atingida.
Artigo atualizado aqui -> https://drmarciosilveira.com/inicio/lesao-muscular-na-coxa-cuidados/
Na realidade, ao fazer esforço muito intenso, o músculo contrai-se de maneira incorreta e não volta ao seu estado normal de relaxamento. As contraturas podem acontecer também quando uma pessoa está muito tensa, em algumas situação de estresse. Embora muitos acreditem que este é um problema apenas de atletas e esportistas, contraturas também são comuns, por exemplo, em pessoas que trabalham em escritório, onde não há um programa de orientação postural ou devido a longas e repetitivas atividades realizadas.
A importância dos alongamentos
A maioria desconhece ou não entende a importância de preparar o músculo antes do desempenho de uma atividade, mesmo que seja uma atividade do dia-a-dia, sem muita carga. Tanto a vida sedentária quanto as atividades físicas em excesso promovem o encurtamento das fibras musculares, o que gera uma redução na flexibilidade do indivíduo.
Ao alongar, estamos impedindo este encurtamento e garantindo que a fibra muscular mantenha-se estirada sem comprometer a flexibilidade.
Atleta amadores são os mais atingidos
Os chamados "atletas de fim-de-semana" são os que mais sofrem com as contraturas, justamente porque não possuem preparo físico adequado, nem passam por um acompanhamento qualificado.
Quote: A prevenção das contraturas depende de: manutenção de boa qualidade muscular e conhecimento dos limites."
Recomendações para o paciente que sofre uma contratura:
- Aplicar gelo no local da lesão por 20 minutos, 3-4x/dia até melhora dos sintomas;
- O músculo atingido não deve mais ser forçado por 2 semanas;
- Realizar alongamentos pouco intensos quando melhorar a dor; |
Last edited by marcio on 15/9/2018, 22:08; edited 2 times in total
|
|